quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Pseudocaranx dentex

*exemplar devolvido após a captura

O encharéu é um dos pelágicos mais potentes e poderosos do território Português.

Morfologia: peixe compacto, musculoso e hidrodinâmico, exibindo uma tonalidade cinzento-prateada. Apresenta barbatanas ventrais longas e de cor amarelada. A barbatana caudal é longa e em forma de meia lua. Os maiores exemplares atingem de 12 a 15 kg.
Habitat: é geralmente encontrado em recifes, formando grandes cardumes.
Alimenta-se de peixes (carapaus, bogas, sardinhas, etc.) , podendo ainda consumir invertebrados.
Distribuição: ocorre no Algarve, na Madeira e nos Açores. Pode ainda ser encontrado no Mediterrâneo, Canárias, África do Sul, Japão, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

Características: é um peixe extraordinário que tive a felicidade de conhecer, por intermédio de um grande amigo meu.
Os primeiros instantes da luta são brutais e parecem decidir o sucesso do combate. Se o peixe conseguir roçar-se nas rochas, o corte da linha é imediato. Se após a ferragem, tivermos a sorte ou a experiência necessárias para evitar o corte da linha, espera-nos uma luta impressionante e violenta que parece não ter fim.
O material usado será levado ao limite. Ao subir, o encharéu colocar-se-á perpendicularmente à coluna de água, dificultando ainda mais a nossa tarefa.

Vulnerabilidade: o encharéu é um peixe que pode atingir 49 anos de idade. Assim sendo, podemos concluir que é uma espécie muitíssimo vulnerável.
O catch and release é quase obrigatório para garantir o futuro destes fantásticos e poderosos lutadores.
A devolução é o mínimo que podemos oferecer ao animal, pelo prazer que este nos proporcionou.
Aconselho todos os verdadeiros desportistas a fazerem-no a 100%.


S. Ferreira

2 comentários:

Paulo Correia disse...

Sérgio, mais uma vez, um excelente comentário de introdução a uma espécie que é, de facto, um portento de desportividade, com uma capacidade de lutar incrível.
Concordo com as tuas afirmações acerca do comportamento do Encharéu, brutal, não dando hipóteses ao pescador hesitante e levando o material e a adrenalina aos limites.

Saudações desde o Pico.

S. Ferreira disse...

Assim é, Paulo: brutal e incrível!

Um abraço;)