sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A revolta dos Vicentinos

As Comissões de Pescadores da Costa Alentejana e Vicentina, vão propor às populações do Alentejo e do Litoral, um boicote eleitoral, como forma de protesto, contra as novas portarias que define os condicionalismos ao exercício da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
“Boicotar os próximos actos eleitorais”, é uma das três decisões aprovadas pelas Comissões de Pescadores da Costa Alentejana e Vicentina, a que se juntaram comerciantes e cidadãos, para protestar contra as duas novas portarias aprovadas pelo Governo e publicadas em Diário da República (*), no passado dia 5 de Fevereiro, que definem os condicionalismos específicos ao exercício da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e mecanismos reguladores que permitem a definição de áreas e condições especificas para a actividade piscatória por parte das comunidades locais.
Carlos Carvalho, porta-voz da comissão, revelou à Voz da Planície que, para além do boicote eleitoral, vai ser promovida uma manifestação em Odemira e uma concentração junto ao mar, em dia e local proibidos de pescar.
Os pescadores e mariscadores dizem-se “ignorados” em todo o processo, e que as novas portarias “não devem ser acatadas”, por serem “uma aberração”, justifica Carlos Carvalho.
António Camilo, presidente da Câmara Municipal de Odemira, já tinha vindo a público mostrar a sua discordância com as novas portarias, apesar de concorda com o reconhecimento que as mesmas fazem sobre a “especificidade entre a pesca lúdica praticada pelos habitantes nos parques naturais e a pesca nacional”. O autarca não aceita no entanto, a “limitação do número de dias para a pesca e o aumento que na prática não existe”, para os pescadores dos parques naturais.
Teixeira Correia



(*)- Portarias N.º 143 e 144/ 2009, de 5 de Fevereiro, alteram o Decreto-Lei N.º 246/ 2000, de 29 de Setembro e Portaria N.º 868/ 2006, de 29 de Agosto.





Fonte: Rádio voz da planície

S. Ferreira

Nenhum comentário: