domingo, 9 de agosto de 2009

A minhoca da lama (Nereis diversicolor)


Verme conhecidíssimo e muito utilizado na pesca desportiva, que permite capturar um número muito vasto de espécies de peixes.

Descrição: comprimento até 12 cm; cabeça característica da família; o probóscido quando está evaginado apresenta duas fortes mandíbulas; cor variável desde o avermelhado, laranja e esverdeado; um vaso sanguíneo dorsal e definido percorre todo o dorso.

Habitat: vive em colónias muito numerosas nas zonas lodosas das rias ou estuários.

A captura não envolve qualquer dificuldade pois são vermes muito comuns.

Conservação:

Para um período mais prolongado (7-8 dias)
Arranjam-se 2-3 caixas de cartão canelado, rasgam-se em pedaços e colocam-se dentro de água do mar; posteriormente trituram-se até se obter uma pasta de papel que será recolhida, colocada num pano e espremida para remover a água; as bolas resultantes são então passadas por um ralador para se o obterem pequenos grânulos de cartão (arredondados); estes últimos são finalmente colocados numa caixa de plástico ou madeira; as minhocas serão colocadas na caixa após a captura, espalhando-se ao longo das bolinhas de cartão.

Caixa com grânulos de cartão húmido


Minhocas no cartão


Para um período curto (3 dias):
após a recolha, secam-se cuidadosamente as minhocas em areia muito fina (até que se desprendam muito bem e separem umas das outras). De seguida são acondicionadas por camadas numa caixa comprida de madeira ou plástico contendo a mesma areia muito fina (o número de minhocas que não deve ser excessivo).

Em ambos os casos os vermes são guardados no frigorífico.

A vantagem do último método é de que as minhocas engrossam.

S. Ferreira

3 comentários:

Paulo Martins disse...

Boas Sérgio,

Nós por aqui é carinhosamente apelidada de bicha do rio, eh,eh:)
A sua utilização está mais centrada am águas do estuário do Douro, na costa não é muito utilizada.
A apanha comercial principalmente nos meses de Verão devastou por completo grande colónias sendo agora ainda encontrada mas com muito menos abundancia.

Abraço

S. Ferreira disse...

Aqui já varreram quase todo o tipo de iscos, Paulo.

Esta espécie de verme ainda permanece devido à riqueza da ria e ainda porque é extremamente fácil de apanhar. No entanto, tudo pode mudar.

Um abraço.

Anônimo disse...

Took me time to read the whole article, the article is great but the comments bring more brainstorm ideas, thanks.

- Johnson