sábado, 17 de julho de 2010

A Culatra vai ter um recife artificial



O município de Faro vai levar a cabo a criação de um novo recife artificial a implantar ao largo da Ilha da Culatra. A assinatura do contrato de financiamento deste projeto tem lugar dia 19, integrada nas comemorações do aniversário da ilha.

Com um investimento de 1,2 milhões de euros, cofinanciado em 75% por Fundos Comunitários, o projeto tem como principal objetivo a criação de um recife artificial, através da colocação de 1050 módulos de betão de pequena dimensão, que vão ocupar uma área de cerca de 1 km2.

À semelhança de outros recifes artificiais já implantados com sucesso na costa algarvia, este novo recife vai contribuir para a valorização da faixa litoral frente à ilha, através da proteção de juvenis das espécies de peixes que ciclicamente migram da Ria Formosa para o mar, do aumento da produção biológica local e da promoção da biodiversidade marinha.

“Como resultado é expectável a diminuição dos custos de exploração das unidades de pesca local e o aumento dos seus rendimentos”, refere fonte da Autarquia de Faro em comunicado.

Fonte: Região Sul

A implantação de recifes artificiais ao longo da costa Algarvia, não é um dado novo.
Espanta em particular, os milhões de euros que são gastos para a criação de recifes, para em seguida a precária e insuficiente fiscalização permitirem a pesca à rede ilegal e a caça submarina com escafandro autónomo.

Valerá a pena?


SF

Nenhum comentário: