terça-feira, 30 de setembro de 2008

O minhocão

Grande verme, que apenas se pode encontrar no Algarve.

Morfologia: poliqueta de tons alaranjados e grandes dimensões, que atinge mais de 1m de comprimento. A velocidade que atingem no substrato em que se encontram é muito significativa.
Habitat: vive em fundos de areia ou mistos, na ria Formosa e nas praias Algarvias. Após os temporais, é normal em certas zonas o mar arrastar alguns exemplares para o areal.
Aplicação: estes vermes são utilizados seccionados (cortados); destinam-se principalmente à pesca de douradas, sargos e robalos, podendo porém capturar outras espécies.
Conservação: devem ser mantidos num aquário com água limpa/fresca e permanentemente oxigenada; deve haver a preocupação de gastar em primeiro lugar os exemplares que não estão inteiros (especialmente os que não possuem cabeça).
Vulnerabilidade: outrora muito abundantes, a captura desenfreada fez com que se tornassem mais difíceis de encontrar e muito menos numerosos; o preço que atingem atualmente é exorbitante; assim como para com outras espécies ameaçadas, impunha-se o controlo de capturas, o seu controlo (através de uma fiscalização responsável e eficaz) e defesos.

S. Ferreira

2 comentários:

José Gomes Torres disse...

Pois, é um grande isco mas sem qualquer controle na sua recolha e comercialização, tal como a salcicha.
Lembro-me de há alguns anos se apanharem nas marés vivas, com a maior das facilidades e hoje, não se encontram assim. Mas nos lojas são vendidos a preços exorbitantes.
Abraço,
GT

S. Ferreira disse...

São muito caros mesmo.
Em certos lugares apanham peixe desalmadamente.

Um abraço,