terça-feira, 30 de setembro de 2008

A salsicha


A salsicha é um verme sobejamente conhecido na zona Algarvia.

Morfologia: tem uma aparência inconfundível, apresentando um corpo cilindrico; a coloração pode variar entre o castanho claro e o rosa pálido.
Habitat: vive em fundos de areia ou mistos, na ria formosa e nas praias Algarvias.
Após os temporais, é normal em certas zonas, o mar arrastar muitos exemplares para o areal da praia.
Aplicação: estes vermes são utilizados inteiros (pequenas e médias dimensões), ou cortados em tiras (maiores exemplares); destinam-se à pesca das douradas, sargos e robalos.
Conservação: devem ser mantidas num aquário com água limpa/fresca e permanentemente oxigenada; também podem ser cortadas às tiras (proporcionais ao fim a que se destinam).
Se não forem utilizadas, poder-se-ão cortar, limpar e de seguida congelar num recipiente com água do mar.
Vulnerabilidade: outrora muito abundantes, a captura descontrolada para venda, fez com que se tornassem mais difíceis de encontrar; também para isso contribuíram os espanhóis, que clandestinamente as continuam a apanhar em grandes quantidades; para conseguir alterar a situação impunha-se o estabelecimento de zonas tampão e ainda a criação de defesos e controlo de capturas (com uma fiscalização responsável e eficaz).

S. Ferreira

5 comentários:

A disse...

Epá tu tens um blog e eu não sabia???? Como é possível???

Uma vez que escreveste merda no meu, o que de si é um facto inédito porque tu nunca dizes palavras feias como merda, eu também posso escrever merda no teu, o que me leva desde já a perguntar-te, acerca deste post, O QUE É ESTA MERDA????? ahahahaa

Já lhe ouvi chamar muita coisa, agora salsicha???... epá...

Resta dizer que no Algarve há cada vez menos salsichas... é um facto... sim sr...

Bravo meu amigo, belo Blog de pescaria!!!

Vemo-nos no Natal! Vai comentando por lá que eu comento também o teu...

A disse...

Zonas tampão também é lindo... ehehe

S. Ferreira disse...

Eu adoro escrever merda...especialmente nos blogs dos amigos!! Hihihhihihi...

O teu blog é do mais engraçado e original que existe, devo dizer.
Vemo-nos no Natal (estou em falta para contigo).

Bjs.

Terra disse...

Olá, sabes-me dizer o nome cientifico da salsicha?

S. Ferreira disse...

Quem pergunta??