segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Camarinha


"Palaemonetes varians" - crustáceo extremamente versátil e abrangente para a quase totalidade das espécies marinhas.

Distingue-se da outra espécie de camarão utilizado também como isco (camarão de espinho) pela ausência de riscas e por apresentar uma menor rigidez.
É um isco excelente para a captura de sargos, robalos e bailas, nomeadamente na pesca de bóia ou de fundo ligeira.
Encontra-se em zonas de ria ou em estuários, sendo facilmente capturável.

Conservação imediata após a captura:

Um dos maiores erros cometidos, consiste na escolha inadequada do recipiente/material utilizado para acondicionar estes crustáceos imediatamente a sua captura.
Ao serem retirados do camaroeiro, trazem muita água. Deve-se possuir obrigatoriamente um pequeno cesto de cana para os ir colocando, o que permitirá mantê-los vivos e simultaneamente eliminar a água que trazem consigo.

As outras regras de ouro são nunca os colocar em qualquer caso sob exposição directa da luz do sol e mantê-los a temperaturas não muito altas.

Conservação

A conservação destes crustáceos vivos, até que sejam utilizados na pesca, não apresenta quaisquer dificuldades. Deve-se utilizar para o efeito uma caixa de madeira ou de plástico comprida.
De Inverno basta colocar um pano no fundo da caixa mencionada e colocar os camarões sobre o pano dobrado, tendo o cuidado de não deixar na caixa uma quantidade exagerada de crustáceos.


Como alternativa ao pano, pode-se pôr uma camada de folhas de madeira de pinho (maravalhas) colocando depois uma pequena camada de camarões em cima e assim sucessivamente, tendo cuidado para não exagerar na quantidade de crustáceos colocados. Pessoalmente gosto mais de utilizar o pano, porque evito perder tempo em acção de pesca a procurar os camarões nas maravalhas.

De Verão nunca se devem colocar os camarões no pano, porque morrerão facilmente. O melhor sistema de conservação é a utilização de maravalhas. Nesta altura do ano a preocupação de os manter no fresco deverá ser obviamente vital.
As caixas com os camarões devem ser mantidas na parte menos fria do frigorífico até à sua utilização.
O tempo de vida destes pequenos crustáceos fora do seu meio, é de 3-4 dias (por vezes mais).

Caso não utilize os camarões, dê-os a um amigo para pescar ou então volte a libertá-los numa zona onde estes possam sobreviver: congelados perdem toda a sua eficácia e é uma lástima matá-los desnecessariamente.

S. Ferreira

Nenhum comentário: