segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Minhoca branca

Verme anelídeo de dimensões médias (ver foto).
É capturado em fundos de lama, areia ou mistos. Outrora muito abundante e pouco conhecido, a pesca de competição encarregou-se de divulgar as suas potencialidades e consequentemente a sua procura. Como resultado, estas minhocas começaram a ser comercializadas tendo progressivamente entrado em regressão, uma vez que não existe qualquer controlo na sua apanha.
Isco letal na pesca de robalos, bailas, sargos, ferreiras, douradas, etc. Costuma ser utilizado na pesca de fundo ou na pesca com bóia de correr. Há quem utilize agulha para iscar, mas desta forma perde a sua vitalidade e obviamente o seu potencial de atracção.

Conservação imediata após a captura

À medida que vão sendo capturadas devem-se manter numa embalagem de plástico com água, tendo o cuidado de não as misturar com mais isco nenhum.

Conservação

Deve-se utilizar para o efeito uma embalagem de plástico comprida (com tampa).
Enche-se a embalagem até metade com água do mar limpa e colocam-se nesta as minhocas. O número de vermes a colocar terá que ser sempre pouco elevado, pois caso contrário o seu tempo de vida será mais limitado. Deverão ter-se sempre uma ou duas garrafas de água do mar de 1,5 l, no frigorífico à mesma temperatura para reposição. Em caso algum se devem fazer as substituições com água à temperatura ambiente.Nos primeiros dias dever-se-á dar uma maior atenção à água, porque nesta fase, costumam sujá-la muito (esta rapidamente muda de transparência). Sempre que se verifique que a água não está transparente, deverá ser imediatamente eliminada e substituída por água nova e limpa.No que diz respeito às minhocas, sempre que se encontre uma morta, teremos que a remover para evitar que todas as restantes acabem por morrer também. Para o efeito utiliza-se um palito. As minhocas nunca deverão ser manuseadas com as mãos.A caixa deve ser mantida na parte menos fria do frigorífico. Em acção de pesca mantenha sempre a água do recipiente das minhocas, limpa.
Se não as gastar na totalidade, traga-as novamente para casa, coloque-as no frigorífico e siga o processo mencionado anteriormente.Se forem seguidos estes conselhos, as minhocas manter-se-ão vivas durante meses, até que sejam utilizadas na sua totalidade."
Mudem a água com frequência.

Nenhum comentário: